Perguntas Frequentes – XV SINPEL
Preparamos esta publicação com as dúvidas que mais recebemos nas últimas semanas. Caso a sua dúvida não esteja respondida abaixo, envie‑a para o e‑mail contatosxvsinpel@gmail.com.
1) Sou de outra instituição ou universidade. Posso me inscrever para apresentação de trabalho?
Pode! A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade são valores do evento. Isso só é possível com a participação de diferentes vozes, perspectivas e instituições.
2) Devo submeter o resumo em PDF ou Word?
Envie em formato Word (docx) para facilitar a edição e diagramação nos Anais do XV SINPEL.
3) Posso enviar mais de um resumo?
Sim. Cada participante pode enviar até dois trabalhos diferentes, desde que sejam para Simpósios Temáticos distintos.
⚠️ Atenção: verifique os dias e horários dos STs (Anexo B) para não submeter a simpósios que aconteçam ao mesmo tempo.
4) Posso participar do ST do meu/minha professor(a) orientador(a)?
Pode. Porém, recomendamos que o trabalho não seja em coautoria com coordenadores do ST, para garantir uma avaliação mais imparcial.
5) Sou aluno(a) de graduação. Posso submeter um resumo para comunicação?
Pode! Aceitamos trabalhos de graduação e pós-graduação, além de discentes que já atuam em escolas.
Recomendamos que alunos de graduação submetam trabalhos em coautoria com pós-graduandos ou professores/orientadores.
6) Quantos trabalhos serão aprovados por ST?
Cada ST aprovará até 10 trabalhos, com 10 minutos de apresentação cada.
Os coordenadores poderão abrir espaço para comentários, perguntas e discussões ao final.
7) Preciso pagar para participar do XV SINPEL?
Não. O evento é remoto e gratuito para assistir, apresentar ou coordenar STs.
Porém, conforme a Segunda Circular, poderá ser solicitado um valor simbólico de R$ 2,00 aos autores de trabalhos aprovados, para ajudar a custear intérpretes de Libras.
8) Será preciso enviar artigo completo ou resumo expandido?
Não. Os Anais do XV SINPEL serão compostos apenas pelos resumos aprovados.
9) Como faço para me inscrever sem apresentação de trabalho?
Durante o mês de agosto, abriremos as inscrições para participação sem apresentação.
Fique atento ao nosso site sinpel.ufsc.br e ao Instagram @sinpelufsc para as atualizações!
10) O evento é só de apresentação de trabalho?
Não! Além dos 40 STs, teremos oficinas, mesas-redondas, sorteio de livros e descontos especiais em editoras apoiadoras.
Duas dicas finais:
A) Não precisa solicitar autorização para editar o template do evento, basta clicar em ARQUIVO > BAIXAR > MICROSOFT WORD (.DOCX). Nós também preparamos um vídeo tutorial indicando o passo a passo, clique aqui para assistir.
B) Está em dúvida entre qual ST escolher para enviar seu resumo? A gente também preparou uma seleção para lhe ajudar, clique aqui. Mas fique tranquilo, incentivamos a inter e a transdisciplinaridade, então escolha o ST em que você sentir que trará uma contribuição maior ao diálogo.
Contamos com a sua participação para tornar o XV SINPEL ainda mais plural!


