Simpósios Temáticos

O XIV Seminário Integrado de Pesquisas em Linguística apresenta

ROMPENDO FRONTEIRAS

A linguagem como prática transformadora: por um diálogo inter e transdisciplinar

Em 2022, o Seminário Integrado de Pesquisas em Linguística (SINPEL) propõe a temática “Rompendo Fronteiras – A linguagem como prática transformadora: por um diálogo inter e transdisciplinar”. Tal proposta nasce da necessidade de se repensar a prática acadêmico-científica que, graças, sobretudo, às políticas de desmonte do orçamento destinado às universidades federais, encontra-se fragilizada.

A diversidade que, em anos anteriores, assegurou o ingresso das camadas mais vulneráveis da sociedade às instituições de ensino superior e, em decorrência disso, revestiu de um olhar científico temas que careciam de um tratamento dessa ordem, hoje, devido ao cenário socioeconômico austero, vê esses mesmos espaços como barreiras intransponíveis.

Nesse sentido, a temática central, pensada pelas discentes do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), surge com o intuito de reforçar o diálogo entre a comunidade acadêmica e a comunidade escolar, além de fortalecer a abertura de portas para a comunidade externa interessada em pesquisa, ensino e extensão na área da linguagem. Nessa perspectiva, o interesse é questionar, por meio da inter e da transdisciplinaridade, entre as diversas áreas de concentração e de linhas de pesquisa da Linguística, em que medida a universidade tem rompido ou fortalecido fronteiras.

SIMPÓSIOS

O XIV SINPEL está dividido em quatro Simpósios Temáticos (STs), a partir das grandes áreas da Linguística, com o objetivo de promover a socialização entre as linhas de pesquisas. Deste modo, o diálogo proposto visa questionar até que ponto a prática acadêmico-científica é capaz de romper ou reforçar barreiras entre escola, universidade e comunidade. Nesta edição, as discussões não se limitam apenas à temática central do evento; vai além disso: contempla as vivências e as experiências de pesquisa e de ensino e de aprendizagem ao longo dos últimos anos, inclusive no período da pandemia e a partir dele.

Simpósio Temático 1:
LÍNGUA E LINGUAGEM: FRONTEIRAS ENTRE O NATURAL E O SOCIAL

O Simpósio Temático Língua e Linguagem: Fronteiras entre o Natural e o Social tem o objetivo de reunir trabalhos que promovam estudos descritivos e teóricos a respeito das línguas como objetos natural e social sob a perspectiva da teoria e da análise linguística. Dessa maneira, as pesquisas podem abranger áreas como Fonética, Fonologia, Lexicologia, Morfologia, Semântica e Sintaxe envolvendo análises empírico-descritivas e experimentais, além de aspectos pragmático-comunicativos e cognitivos dos fenômenos gramaticais do sistema linguístico e da língua em uso. Ademais, estudos que transpassem a linguística para diálogos com áreas inter (Literatura, Tradução, linhas dentro da própria Linguística etc.) e transdisciplinares (Computação, Engenharia, Fonoaudiologia, Sociologia etc.) também serão muito bem-vindos.

Simpósio Temático 2:
LINGUAGEM, SOCIEDADE E CULTURA: INTERFACES

O Simpósio Temático de Linguagem, sociedade e cultura: interfaces tem o objetivo de reunir trabalhos que põem em diálogo questões sobre contato, variação, mudança linguística assim como políticas linguísticas que envolvem, entre outros fatores, as línguas minoritárias. Tendo em vista que, língua e linguagem são fenômenos que fazem do homem um ser de interação sociocultural, importa, então, reconhecer a diversidade linguística e o desenvolvimento das investigações sobre o modo de organização das línguas, das sociedades e suas culturas. Assim sendo, este ST abre espaço para a socialização dessas investigações com evidências empíricas e reflexões acerca do caráter teórico-metodológico das análises não só da língua em uso, como também sobre o que pode estar envolvido nas práticas linguísticas dos sujeitos. Pesquisas dessa natureza, realizadas nos diferentes contextos de línguas naturais e com diferentes abordagens teóricas e metodológicas, serão bem-vindas.

Simpósio Temático 3:
LINGUAGEM E CÉREBRO

O objetivo do Simpósio Temático Linguagem e Cérebro é reunir pesquisas em psicolinguística, em neurolinguística ou em ciências da cognição que tenham, em especial, caráter inter ou transdisciplinar de modo a refletir, entre outros pontos, sobre os impactos que a pandemia da Covid-19 pode ter causado na relação entre processamento linguístico e operações cognitivas como memória e atenção. Dessa forma, é também intuito do ST em questão acolher pesquisas que tenham nascido a partir do dispositivo conceitual da linguística cognitiva ou, ainda, que tenham a ele recorrido de forma a apostar em uma abordagem dialógica que vise à aproximação entre o debate acadêmico-científico e as práticas de investigação que extrapolam os muros da universidade.

Dito isso, são bem-vindos trabalhos elaborados por pesquisadores oriundos de diversas áreas ocupadas  com a investigação da aquisição e do processamento da linguagem em primeira língua (L1),  segunda língua (L2),  línguas estrangeiras (LE) ou em fenômenos como o bilinguismo e o multilinguismo. As pesquisas podem incluir revisões de literatura da área da psicolinguística, bem como experimentos que utilizem métodos on-line ou off-line, que proponham interface com as ciências cognitivas com foco no armazenamento e no processamento linguístico. Em questões de aquisição da linguagem, o ST engloba estudos que abordam fenômenos específicos da aquisição de língua materna e da aprendizagem de línguas estrangeiras. Já em relação ao processamento da linguagem, o ST inclui pesquisas que consideram diferentes níveis de processamento linguístico (fonológico, morfológico, sintático, semântico). Por fim, em relação às habilidades linguísticas, o ST abrange trabalhos que contemplam o processamento psicolinguístico da compreensão e da produção em vários níveis (leitura, escuta, fala e escrita).

Simpósio Temático 4:
LINGUAGEM NA PERSPECTIVA APLICADA

O Simpósio Temático Linguagem na perspectiva aplicada, em linhas gerais, tem o objetivo de reunir trabalhos e promover discussões acerca dos Estudos do Campo Discursivo, do Ensino e Aprendizagem de Língua Materna/Língua Portuguesa, Línguas Estrangeiras/Adicionais (segunda língua, língua estrangeira, língua de acolhimento, língua franca etc.) e Língua de Sinais em suas diversas atribuições a partir de suas discussões decoloniais, da sua própria episteme e do seu papel na contemporaneidade.

Dessa forma, serão priorizados trabalhos que busquem ampliar as discussões, reflexões, análises, metodologias e teorias sobre: 1) os estudos epistemológicos do discurso; 2) os usos sociais da linguagem em perspectivas sócio-histórica e sociocognitiva e as políticas linguístico-educacionais; 3) o estudo do ensino e da aprendizagem de línguas em contextos de educação formais e informais nas modalidades oral e escrita e outras semioses; 4) práticas de compreensão, de produção e de análise linguística; 5) a elaboração e a avaliação de documentos e materiais didáticos; 6) a formação de professores; 7) as práticas avaliativas em contextos escolares;  8) as TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) e o ensino e a aprendizagem de línguas; 9) pesquisas que abordem o currículo e o ensino de Português como L2 para surdos e o ensino de língua de sinais como L1 e como L2; e   10) a acessibilidade linguístico-cultural.

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